sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O Bule Voador

Não sei se é do conhecimento de todos desse blog (sei que alguns sabem, mas acho que não todo mundo), mas eu sou atéia, é, eu não acredito em Deus, espíritos, bruxas, entidades do mal, etc e reticências.

Convivo bem com essa minha "condição", não costumo "profetizá-la" pra todos que conheço, tanto que a maioria das pessoas que eu conheço acha que eu sou católica não praticante, eu sou a favor da liberdade acima de tudo, portanto acho que respeito ás crenças e não crenças das pessoas é uma coisa super importante.

Agora vocês imaginam a minha reação, quando uma menina em um dos fóruns de discussão que eu frequento postou essa pesquisa: http://e-paulopes.blogspot.com/2009/05/ateus-e-usuarios-de-drogas-sao-os-mais.html. Não sei quais as pessoas entrevistadas, não sei qual o nível de instrução delas e não sei qual é a religião que eles pregam, mas é necessário dizer que me senti pessoalmente ofendida com esses números.

Não só pelos ateus, mas também pelos usuários de drogas. Entro sim naquele discurso de vítimas das circunstâncias, falta de apoio familiar, insegurança, não consigo odiar uma pessoa que passa por tudo isso e não entra na minha cabeça que outros achem ser usuário de droga pior do que estuprar, matar, roubar, gostar de restart e torcer pro corinthians.

Aí a gente entra em outra questão que no fim é o que me revolta mais. Odiar ateus. Vamos lá, eu visitava o asilo regularmente, eu gosto de crianças, procuro ajudar outras pessoas mesmo que não vá me beneficiar, faço carinho em bichinhos na rua e choro assistindo a propaganda da pedigree (a dos cachorrinhos de abandonados, sabe?). Agora me explica, por qual motivo eu posso ser atéia me torna uma pessoa pior? Ok, eu entendo me odiarem por eu ter uma voz irritante, ser a menina esquisita que usou colete ou simplesmente por eu ser quem eu sou. Mas me odiar porque eu não acredito em Deus??? Ninguém me odeia porque eu não acredito em espíritos, et's ou as promessas de governo da Dilma, mas me odeiam porque não compartilho uma crença extremamente surreal?

Ok, sem querer ofender ninguém aqui, mas me falar que existe um cara que está em outro plano que criou tudo isso em 7 dias(!), colocou bichos e criou Adão, quando ele viu a cagada que tinha feito resolveu por a Eva pra balancear e aí aconteceu todo o lance da maçã, e agora ele sabe tudo que está acontecendo e tem uma lista com os bonzinhos e os malvados e por aí vai, é a mesma coisa que me dizer que tem unicórnios invisíveis vivendo entre nós e espalhando sua doçura pelo mundo e deixando cheirinho de morango por onde eles passam.

Ok, isso FOI ofensivo, mas eu também sou ofendida diariamente por pensar dessa forma. Uma vez me perguntaram porque eu era boa com os outros se eu não acreditava em deus... Hmmm, vou citar uma frase que leio sempre em um blog sobre ateísmo (coloco o link dele no final do post) “Se deus a única coisa que te impede de ser um serial killer, então, por favor, continue crente!”. Outra que ouço com uma certa frequência é "então o que você acha que vem depois?". Nada. É, acho que os ateus são os únicos que realmente acreditam em paz após a morte. Quer coisa melhor que simplesmente dormir?


Lembrando que esse post não tem o intuito de ofender ninguém ou de "catequisar" os participantes desse blog para que eles aderissem á "minha causa", não sou uma atéia praticante, mas caso vocês queiram conhecer melhor o assunto e vencer certos preconceitos (como os que existem na pesquisa que eu postei acima), aconselho que leiam o http://bulevoador.haaan.com/, todos que escrevem lá são muito bons e os textos não soam nada ofensivos (apesar de levemente irônicos algumas vezes).
E se vocês forem religiosos que não se ofendem facilmente, assistam o vídeo do Bill Maher que eu vou postar abaixo, ele é EXTREMAMENTE ácido, portanto a não ser que vocês vejam isso como HUMOR, é bom não assistir, caso contrário eu vou ser xingada nos comentários.
Se vocês se interessarem por mais do Bill Maher, ele fez o documentário Religulous em 2008, que mostra as incoerências das religiões, eu dei muita risada vendo e achei muito bem feito (e bem mais respeitador que o Borat), eu tenho ele no computador, mas também está disponível no youtube.



Trailer do Religulous



(lembrando que a autora do texto não quer ofender nenhuma religião, não tem nada contra quem acredita em deus e morre de medo de pessoas fanáticas com suas crenças)

15 comentários:

Kryan Simmons disse...

Só ficou estranho o fato de você ter citado apenas a crença católica, dando a impressão de que é a única que você conhece.

Purple-Headed Tang Chasa disse...

Realmente bizarros os numeros dessa pesquisa ... particularmente acho fanáticos religioso BEM mais odiosos que ateus ... normalmente ateus são pessoas racionais e centradas ...

algo que até me ofendeu mesmo não sendo ateu, foi o datena falando sobre ateus no programa dele, aquilo sim foi ridiculo ..

Ariadne disse...

na verdade a crença católica foi a que eu tive mais contato, fui batizada, fiz catequese e realmente meus questionamentos começaram a surgir a partir daí, afina, depois de 3 anos de catequese (eu repeti de ano u.u, não riam) quem não começa a se questionar, né? mas eu pesquisei outras religiões depois pra ter uma real noção do que eu iria ou não acreditar...

e o datena foi realmente ofensivo, mas eu tenho amigas que já me falaram coisas daquele nível (sem saber que eu era atéia), eu não entendo mesmo o preconceito que as pessoas tem ;P não faz sentido nenhuma

Alberto Chileño disse...

Não faz sentido assim como qualquer outro preconceito. Se fizesse não seria preconceito.

lídia disse...

De fato Thalesito,mas também acho muito fora de proporção os ateus serem mais odiados do que criminosos de fato.
Alguém já assistiu 'Deus é brasileiro'?

nadamuitoriginal disse...

Não assisti esse filme, Lídia. O que que tem? fiquei curiosa...

Ainda não vi os videos.Mas achei legal o texto até agora...

Outro dia, enquanto estava no trem participando involuntariamente de um culto matinal no vagão,nisso da galera considerar odioso não acreditar em deus...

mas diferente do texto do link isso não me surpreendeu nenhum pouco...num pais que a politica nacional depende totalmente do "apoio" (alvará) religioso é "aceitável" pensar num aversão a quem não acredita em nada.

nadamuitoriginal disse...

*"Outro dia, enquanto estava no trem participando involuntariamente de um culto matinal no vagão,PENSEI nisso da galera considerar odioso não acreditar em deus...

Purple-Headed Tang Chasa disse...

Caraca Ari!! Eu não sei qual seria minha reação se alguém falasse coisas nivel datena perto de min ... ainda mais se eu considerasse a pessoa amiga ...

Alberto Chileño disse...

Isso dos ateus serem considerados "parias" pelos religiosos vem de que algumas religiões consideram natural ao homem acreditar em Deus. Não acreditar então seria coisa de pessoas anormais e/ou com um tipo de demônio no corpo. Essa questão é diferente da Fé em si que se refere mais a dúvidas, normais a qualquer religioso saudável, tanto que este dogma não se aplica a pessoas de outras religiões, desde sejam cristãs. É complicado.
Quero reafirmar que este não corresponde ao meu pensamento, que se adequa mais ao do Lhamo, alguém que viesse com um discurso datenistico pra cima de mim ia ganhar no mínimo uma boa discussão.

Kryan Simmons disse...

Pô, faço, for sure, suas as minhas palavras Thales.

lídia disse...

então Gi,no filme Deus quer tirar férias e tá procurando a pessoa que vai substituí-lo.Ele tem só o nome do cidadão.Aí Ele e um carinha whatever vão procurá-lo estado nordestino(esqueci qual)afora e encontram um que é ultra-mega-master-plus religioso.Mas que era matador de aluguel(!).Deus fala que não era o cara que ele tava procurando e eles continuam a busca.O procurado era um cara que foi viver nonada com os índios e era ateu(!).
Agora que escrevi percbi que talvez não fosse tããão necessário comentar,mas já foi.O filme é muito legal,engraçado,assistam se tiverem tempo =D

Priscila Pozzoli disse...

Guys, quero dizer muitas coisas.
Posso parecer chata, mas ,como católica, me sinto no dever de mostrar o outro lado da coisa; e como estudante de filosofia, de contra-argumentar.
Ari, 'ter fé' faz parte da racionalidade humana, mas o que difere de projetar um prédio e fazer cálculos matemáticos é que envolve sentimentos. E sentimentos um tanto trágicos, como o querer ser imortal.Eu, católica praticante, passo por muitos momentos de duvidas e de questionamentos.E tudo isso é muito saudável para a minha fé, ao mesmo tempo que a amadurece.Questionar não é um ato condenável. Ao contrário, é natural, já que pensar,raciocinar, julgar, sentir, são todos constituintes do homem.

Priscila Pozzoli disse...

O Antigo Testamento é composto por histórias.Precisamos, antes de tudo, entender a metalidade vigente. A oralidade era muito prezada. E a forma de explicar o mundo era por histórias. Ninguém pensava no absurdo em que elas eram, pois não existiam as grandes
ciências para questioná-las. Portanto, a melhor forma de deus,através dos profetas, se comunicar com os homens e fazê-los entendê-lo, foi por meio de histórias.

Priscila Pozzoli disse...

Os ateus sao pessoas que tem uma racionalidade normal como a de qualquer um. Que pena que algumas pessoas não os entendem e não os respeitam como eles assim o fazem. Peço desculpa pelos católicos ditos fanáticos( esses tomam a religião como ideologia), por rejeitarem os ateus. Na verdade, eles (católicos fanáticos) não entenderam a essência do cristianismo: Ama o teu próximo como a ti mesmo. Ou mais ainda: Amai-vos uns aos outros como eu (Cristo) vos amei.
O mundo é mundo com todos os seus diferentes. E espero que todas essas diferenças saibam viver pacificamente.
Ari, obrigada pelo seu post.
=D

Anônimo disse...

Palavras estranhas e hipócritas de uma focolari!