sábado, 20 de novembro de 2010

Ler Deveria Ser Proibido

13 comentários:

Kryan Simmons disse...

Dá pra entender a necessidade quando vemos que a primeira indicação do Youtube é de um baile funk.

lídia disse...

Arrepiei.

Glauco disse...

BLA BLA BLA BLA BLA, Ler é importante, muda as pessoas e faz com que elas queiram mudar o mundo e BLA BLA BLA BLA. Não, eu não acredito na leitura, ou até mesmo na educação para formar Senso Crítico, acredito nela para formar operários.

Kryan Simmons disse...

É por isso que nos EUA, que têm a melhor educação do mundo, só existem operários e no Brasil tá sobrando mão-de-obra qualificada, Glauco?

Cauê Chu'bS disse...

mas do jeito que a educação é feita no Brasil, ela só forma operários mesmo ¬¬
e nem fodendo os EUA tem a melhor educação do mundo ¬¬"
e eu semiconcordo com o vídeo
achei um tanto ufanista quanto à leitura também
ler não é a única coisa que faz uma pessoa decente

Kryan Simmons disse...

Claro que têm ué. Quer comparar com quem??

Ariadne disse...

a leitura não é capaz de mudar a vida de alguém?
por favor, assistam "O Contador de Histórias", é um filme nacional e o roteiro conta a história real de uma pessoa, se a leitura não mudou a vida dele, eu realmente não sei o que fez.

e gostaria de saber, se a leitura e a educação não formam senso crítico, o que forma?

Ariadne disse...

E não chu, ler não é a única pessoa que faz uma pessoa decente, mas com certeza ela ajuda muito.
Sabe, eu estou prestando Estudos Literários, e eu sei que caso eu passe e me forme, é uma carreira que não vai me trazer o retorno financeiro que engenharia, medicina ou qualquer um dos cursos "melhores", mas eu realmente acredito no que está sendo dito nesse vídeo, e eu sei que se eu tiver o prazer de trabalhar com isso, eu vou fazer alguma diferença.
Poxa, é só ver aqueles programas de implementação de bibliotecas móveis em favelas, ou ver como é a mentalidade de países em que a população lê mais que 1,3 livros por ano (aliás, número vergonhoso esse que nos acompanha), enquanto nos países nórdicos, a média é 15 livros, 10 nos EUA. A partir daí, é só estudar um pouco mais sobre como é a cabeça do povo americano em relação a diversas coisas (eu começaria por política) e como é a do brasileiro.
Desculpa se me estendi, mas não consigo não levar esses comentários pro lado pessoal, acho que talvez em alguns momentos o vídeo exagere sim, mas vir me dizer que leitura e educação não formam senso crítico e depois vir outro e falar que a educação dos EUA não está entre as melhores do mundo? É só ver os números galera, 10 minutos de pesquisa no google, nem é tanto tempo assim.

Ariadne disse...

ps: perdoem erros de português ou de concordância, eu tendo a escrever errado quando estou revoltada com alguma coisa ;P

e eu sei q era extendi ali em cima, errei sem querer xD

Cauê Chu'bS disse...

eu não disse que a educação nos EUA não era boa, disse que não era a melhor do mundo;
não discordei do vídeo (me expressei mal), quis dizer que havia exageros;
e pra fechar eu não disse que ler não mudava a vida de uma pessoa, eu só disse que não era a ÚNICA coisa que o faria, embora eu creia ser muito difícil e portanto, improvável, mudar a vida de uma sociedade através da leitura num contexto, onde quem ganha dinheiro não precisa ler (lê, é claro, mas não precisa), e quem não tem dinheiro, por precisar do mesmo, tem que trabalhar pra caralho e não tem tempo pra ler.
eu estou só citando dificuldades, claro que com uma forma diferente de pensar as coisas mudam. e eu não desvalorizo essa vontade também, só avaliei só.
de qualquer forma, boa sorte Ari, te apoio no que vc precisar/quiser (Y)

Purple-Headed Tang Chasa disse...

Não acredito que a educação mude tudo que o mundo tem que mudar, mas é um BOM começo.
Como o video diz, quando se tem uma boa educação e hábitos de leitura se tem a possibilidade de ver como acontece a exploração e como se pode mudar o mundo mesmo sendo um qualquer.

nadamuitoriginal disse...

Entrando no final do segundo tempo...

Não vi o vídeo e nem quero ver...só queria comentar a partir dos comentário, dar meu gritinho aqui...

Arte, música e literatura..aiai..são coisas SIM que podem mudar a vida de algué, mas é um pode bem PODE, da questão "de existe a possibilidade de", mas não acho necessária toda essa aumentação de importancia da leitura ou das artes...
Essa cultura de que ler é algo vantajoso (e dá status de "superior") é algo recente e foi criado. Antes ninguem lia e não precisou ler...tanta gente ai é tão mais entendido das coisas e é analfabeto. Claro que se formos analisar as pessoas ricas e bem sucedidas no Brasil (¬¬) a maioria terá lido muito ou oisa do tipo, enquanto que o resto é analfabeto funcional.
Mas não devemos encarar isso como parâmetro pra algo, leitura por mais tecnica que seja deve estar ligada à vontade ao prazer assim como as outras artes, e não obrigação cultural.
Quem fala essas coisas..é só pra aumentar o ego e seu próprio status de "omundo está ruim, estou fora da média, sou superior"

Nada mais a declarar, ainda..

Cauê Chu'bS disse...

Gigi chegou destruindo (Y)
e eu concordo :D