quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O umbigo

Eles são jovens,futuros vestibulandos.Estudam em escola paga,andam sempre limpos e bem alimentados.Procuram ler jornais,assistir telejornais e assinam as revistas mais lidas do país,afinal querem ter opinião formada sobre os assuntos mais comentados.Desejam as melhores faculdades do país. Pena que a opinião seja só da boca pra fora ou do cérebro até a folha.Eles pensam no assunto, escrevem boas redações sobre ele, chegam a discutir entre si e sentem-se bem por isso. Pois numa sociedade aonde o pensamento da maioria não vai muito além da novela das oito, cor do novo celular ou a vida de alguém,quem pensa e conversa com cara de sério citando estatísca é considerado privilegiado. E eles são,mas são poucos os que olham para o problema,pensam numa solução e talvez desses poucos,apenas um comece a fazer sua parte.O resto vai continuar a discutir e se informar apenas para passar no vestibular. Na verdade, não se preocupam muito com o que discutem, o importante é mostrar que conseguem escrever uma redação com ‘x’ linhas, ’y’ parágrafos, com letra legível e tentando passar a maior certeza daquilo que escrevem.E a burocracia para adotar uma criança?E o aborto?E o uso da energia nuclear?Dane-se, o objetivo é passar, estudar e construir uma carreira de sucesso.Nas eleições e plebiscitos eles vão fazer a parte deles. Não que não seja importante pensar no futuro profissional, é que ultimamente as pessoas têm aceitado muito bem a idéia de que o ser humano é individualista por natureza.Então se fecham nisso e se recusam a ver além do próprio umbigo.E é por causa desse individualismo que o sistema está falindo Isso continuará até eles serem obrigados a levantar os olhos dos umbigos e finalmente ver que as coisas vão mal dentro e fora delas.

3 comentários:

Purple-Headed Tang Chasa disse...

Verdade verdadeira !!

Mas não acho que o sistema esteja falindo por causa disso.
Ser informado e ter opnião formada obriga também a ter o minimo de atitudes a favor dessa opnião, nem que seja apoiando o que se manifesta e luta realmente pela ideia e votando em politicos que pelo menos aparentam defender a sua opnião.
E assim o mundo muda, devagarinho mas muda.
Não que devagarinho seja bom.

nadamuitoriginal disse...

Pior é quando essas pessoas acham que são um tanto mais superiores em comparação aos que assistem novelas, discutem da vida alheia e etc...Na verdade, não muda em nada.É praticamente a mesma coisa...

Kryan Simmons disse...

Duas verdades nos comentários acima. Mas discordo do texto. Pra mim, o sistema não está falindo. Está como deveria estar, como merece estar. Essa "atitude" que parece faltar à massa é simplesmente nossa velha cobrança. Se fosse melhor, gostaríamos que fosse melhor ainda. Isso não é ruim, mas é fata e inevitável. Sempre teremos um parâmetro a perseguir. E como o Lucas disse, o processo é lento.