segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A verdade por trás das apostilas de gramática

A gramática destrói texto,corta histórias,esmaga enredos. Em função dela,textos maravilhosos,perdem várias partes e tem suas palavras destacadas.Tudo para que um (a) professor (a),possa conduzir uma classe,adormecida em seu egoísmo,à intimidade da preciosa língua. Mas a classe mal percebe essa violência.Poucos lamentam pelo texto e desses poucos,talvez ninguém vá procurar o livro que o contém. A maioria vai anotar as funções de cada termo e continuar a trajetória ao atual único objetivo de suas vidas:o aguardadíssimo vestibular. E alguns nem vão saber que um texto foi mutilado,pois eles estão dormindo ou conversando.

10 comentários:

Purple-Headed Tang Chasa disse...

A gramática é a biologia dos textos.

PS.: Não vai rolar a oficialização da enquete??

Carolina Ito disse...

Cara, por incrivel que pareça, eu gosto dessa Dona Gramatica ai... Quer dizer, ela pode ser repressiva e confusa, fato, mas ainda sim, eh um alicerce para a sustentaçao da nossa primorosa Lingua! (Dando uma de Olavo Bilac, bleks).
rsrsrsrs

Carolina Ito disse...

*nao sei pq escrevi Lingua com letra maiuscula... talvez a Dona nao goste tanto assim de mim =B

Kryan Simmons disse...

Bom pra mim a gramática faz mais bem a um texto do que mal.

Priscila Pozzoli disse...

Nossa gramática é rica, mas é burra.
=S

Purple-Headed Tang Chasa disse...

Eu prefiro não fazer comentários sobre a gramatica.

nadamuitoriginal disse...

aeuhaehuaeuh
Lhamo! lol

Nossa gramática é rica, mas é burra.
=S [2]

lídia disse...

Entendo que ela faça bem a um texto,se for usada com inteligência,o texto fica inteligente(que coincidência)
O que eu quis dizer no texto era sobre os textos serem simplesmente usados na apostilas de gramática.Lembrem-se de que eu escrevi esse texto em uma aula de gramática que usava um texto da Clarisse Lispector mutilado e fiquei curiosa pra ler ele sem aqueles(...) horríveis.Sinto respeito pela nossa gramática mas não acho certo o modo zumbi de ensino!é basicamente isso(acho).
:)

Cauê Chu'bS disse...

concordo com a Lidinha

e prefiro nom comentar sobre a nossa gramatica tbm pq vai vira questao pessoal =p

Kryan Simmons disse...

Conclusão: Não sabemos usar nossa gramática.