terça-feira, 13 de julho de 2010

O Mal da Rejeição

Acho que todo mundo já passou por isso, nem sempre soube lidar, mas provavelmente qualquer um que lê já se viu diante dessa situação. Sempre procuro observar padrões nas coisas, e o que percebo na rejeição é que as pessoas normalmente escolhem dois caminhos: ou contentam-se com migalhas de amizade e atenção (tentando convencer-se de que está bom assim, que é melhor isso do que nada), ou afastam-se completamente, criando um clima chato para ambos os lados. O problema não é a rejeição em sim, o problema é o que vem antes dela. Para que você seja rejeitado, é preciso antes de tudo superar sua timidez para poder se declarar para alguém, não precisa nem ser se declarar, mesmo para chegar em alguma desconhecida, é necessário superar-se. Acredito que no caso de desconhecidos seja mais fácil, você simplesmente leva o fora, vira as costas e vai ser zuado pelos seus amigos, mas se a pessoa era sua amiga antes, a história fica muito mais difícil. Depois de "vencida a timidez", você tem que elaborar suas frases de uma forma que elas não soem desesperadas demais, nem muito apelativas, você tem que soar "cool" para se tornar atraente a pessoa em quem você quer despertar o desejo - experiência própria: isso não funciona - a partir daí, é falar o que se sente e esperar o resultado. É lógico que nem sempre as coisas vão acabar mal, eu mesma já me saí bem nessas "empreitadas de conquista", mas o intuito do texto é exatamente falar de quando as coisas vão errado. Acho importante ressaltar aqui, algo de que o Chu sempre reclama: meninas não sabem dizer não. O motivo disso? Boa pergunta. A verdade, é que se for um zé ruela qualquer na rua, é infinitamente mais fácil a gente mandar catar coquinho, agora em qualquer outra situação? Depois do não, existem dois caminhos que EU costumo seguir (já os citei lá em cima), admito que sou orgulhosa demais para me contentar com a amizade e poucas foram as vezes que eu continuei falando com a pessoa, sempre fui do time que acha que o afastamento é muito mais fácil do que tentar continuar as coisas como estavam. Óbvio que nem todo mundo pensa assim e tenta ao máximo suprimir o sentimento e fazer de conta que nada aconteceu, mas quão difícil é isso? No fim de tudo, a rejeição sempre vai ser algo ruim, mas cabe a cada um saber qual é a melhor forma de lidar com ela. Não culpar-se é importante, nesse tipo de situação, não existe um culpado, são apenas as pessoas erradas na hora errada (admito que eu tenho o dom de ser a pessoa errada na hora errada, mas isso não vem ao caso). ~~~~~~~~~~~~~~ TENTANDO escrever uma dissertação pra treinar pro vestibular, não me apedrejem pela falta de qualidade do texto :(

4 comentários:

Kryan Simmons disse...

Nhé. Não é tão assim... eu penso que:
1 - Não são só as meninas que não sabem dizer não a um amigo. Isso é extremamente difícil a qualquer um. E faz você sentir piece of shit.

2 - Não é tão assim o depois da rejeição. Já fui rejeitado e hoje sou muito amigo da pessoa. Na verdade, você meio que acaba falando qualquer coisa para aquela pessoa, já que você não tem medo de ser rejeitado, dá uma certa liberdade. Claro que na maioria dos casos o afastamento é mais fácil. Mas sou do time do "vamos tentar ser amigos denovo, só que mais honestos".

Chala disse...

...

é, o afastamento é bem mais prático e às vezes completamente necessário... infelizmente às vezes inconveniente, até impossível!

Bom, e ao mesmo tempo muito ruim, é que às vezes a pessoa, anteriormente alvo da abordagem, facilita tudo, mudando, provando ser algo completamente diferente do que se esperava, o que é, aliás, frustrante demais.

mas vou acrescentar uma coisa, já que vc gosta de perceber padrões: há quem não reaja com orgulho ferido ou qualquer coisa do tipo... tem quem sofre mesmo com o vazio que vem depois. É que querer alguém é ótimo pra esse tipo de gente (imagino que para os muitos orgulhosos seja terrível) e depois a pessoa sente falta de ver a outra próxima, sorrindo, de bom-humor, se abrindo etc, caso haja o afastamento, que é, de longe mais doloroso à continuidade da amizade. Às vezes, porém, terrivelmente necessário como já falei.

Cauê Chu'bS disse...

adorei ser citado =D
me senti importante *awesome face*

Augusto Alberto disse...

Não sei, acho que o pior do afastamento é quando você não se declara nem faz nada, mas a pessoa "supõe" que você quer algo com ela e resolve sozinha pelo afastamento sem explicar o que está acontecendo. Aí ficamos pensando, onde foi que eu errei, o que eu fiz para merecer isso, perdi uma grande amiga a tôa ou a culpa é minha mesmo. Acho que é possível sim conviver tranquilamente com a pessoa, seria só uma questão de maturidade para lidar com a situação.

(ninguém vai ler isso mesmo)