quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Febre capitalista

Enfim o mercado de trabalho!Fora brutalmente jogado nele,mas estava feliz.Tinha confiança em si mesmo e sabia que no máximo dois dos formandos teriam sucesso.O resto morreria tentando chegar lá.Sabia também que,podia chegar lá e não ter sucesso.Não devia confiar em nenhum de seus colegas,todos eram concorrentes. De repente, percebeu que enquanto pensava em seus conhecimentos, ia ficando pra trás.Começou a se esforçar mais, pois se tivesse sucesso seria lembrado por muito tempo, isso se não fosse lembrado pra sempre.Passou na frente de uns vinte, eles eram seus amigos na faculdade, mas não se importou, estavam muito longe da escola.Todos já estavam maduros e tinham que entender que o mais forte vence.Seus amigos também não se importaram, sabiam que estavam em uma disputa louca e também queriam vencer. Continuou a avançar, não prestava atenção nem em si mesmo, queria vencer de qualquer jeito, parecia que se não conseguisse sua vida perderia o sentido, fora educado pra ganhar. Claro que quanto mais longe ia, mais cansaço sentia. Foi ficando cada vez mais difícil manter o ritmo, percebeu que o tempo tinha passado e ele nem notara. Estava à beira de uma crise de consciência quando viu que faltava pouco pra chegar à liderança. Deixou a crise de lado e se esforçou ao máximo, não se desgastara tanto pra parar e morrer aos poucos. Queria ser líder dos líderes. Deu certo, conseguiu passar na frente deles, estava acima de todos, estava sendo aclamado, podia ouvir os comentários. Foi se aproximando dele, podia sentir que o sucesso o atraía. Porém, atraía também alguns fortes concorrentes. Ele e mais cinco chegaram até o sucesso, que não foi conquistado facilmente, todos tiveram que trabalhar duro pra tentar superar os outros. Viu toda a euforia se transformar em ansiedade, viu alguns concorrentes morrerem tentando, o que o deixou ainda mais ansioso. Ele e mais um disputavam o difícil sucesso. De repente uma sensação estranha tomou conta dele, tinha vencido!Ele conquistara seu maior sonho, mas percebeu que estava morrendo, o desgaste fora grande demais. Não se importou, tinha alcançado seu objetivo e sabia que seria lembrado, sempre, como o espermatozóide vencedor.

3 comentários:

Kryan Simmons disse...

Pode ser influência da Rosacruz, mas eu não tenho essa visão melodrama do mundo capitalista. Afinal o capitalismo corta os de pouca força de espírito. Mas com certeza o sucesso tem seu preço. Percebe-se pelo que você sacrifica pra passar num vestibular concorrido. Mas isso é dialética, são as regras do jogo e não tem como fugir.

Purple-Headed Tang Chasa disse...

Eu já tinha lido esse texto antes, mas mesmo assim le-lo de novo foi muito bom, esse texto para min é muito bom.
Mas como o Sr. Simmons ( Chirss?!?!)
disse pode ser influência da rosa-cruz, ou da criação mesmo que diferente, parecida que nós tivemos, eu também não sinto muito medo de me perder na busca do sucesso absoluto e mas competir e tentar ser o melhor é como o sistema se move e não tem como sair tentar pular fora sem se machucar tanto quanto ficando no sistema.

Cauê Chu'bS disse...

tbm jah tinha lido
e tbm nom tenho uma preocupação grande qto a isso
pq axo q nom se aplica ao meu tp d ser xP
mas ainda assim eh um otimo texto =)