quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Foi com o vento.

Vi hoje o grande clássico de todos os tempos E o vento levou. Não estou recomendando, já que esse é um filme que não precisa disso. Quando comecei a ver o filme me senti rapidamente confortável. "Estou favorecido com tudo o que sei de história e cinema, e o arco narrativo não será nada mais do que o primeiro e maior de todos os clichês". Tolo engano. O filme usa de idéias e artifícios pouco usados, é recheado de reviravoltas dramáticas e desenvolve um ritmo constante, calmo e encantador. Os protagonistas são simplesmente magnéticos, pra falar o mínimo. Dito isso, o filme ainda mudou minha visão sobre a guerra da secessão e seus participantes. Também me mostrou uma relação senhor-escravo muito interessante e pouco explorada por outros filmes. Não à toa, nossa coadjuvante escrava levou o oscar de 39(a primeira de sua etnia a atingir esse prêmio). Bom, resumindo, para todos que tem dúvidas se esse filme é um clássico merecidamente, eu as sano, sim! É O clássico. Mas não se rendam às suas quatro horas de projeção, ele vale a pena. Assisti muito cansado, e não peguei no sono em nenhum momento. Ufa! Desabafei!

3 comentários:

Anônimo disse...

Ahh! Simplesmente o meu filme preferido!Não me canso de ver.

Purple-Headed Tang Chasa disse...

Caraca!! numca apostaria em E O Vento Levou, sempre fiquei o velho preconceito de que o filme iria ser parado, chato e cheio de clichês.
Agora fiquei afim de ver para colocar uma ultima pedra sobre esse preconceito.

Alberto Chileño disse...

Droga! Agora estou com expectativa para ver esse filme. Mas, ainda assim nao posso deixar de vê-lo. Ser cinéfilo é... digamos complicado.